"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PLANO DE AULA
Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2011
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 1ª fase “A”
Disciplina: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Arte
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Ler para compreender
Conteúdo: Leitura/escrita e interpretação
Objetivos:
  • Melhorar leitura/escrita e compreensão.
  • Sensibilizar a turma quanto à importância da amizade, do companherismo do respeito mútuo e da solidariedade.
Material de Apoio: Música “Terra Tombada” de Chitãozinho e Xororó
Tempo estimado: 4 horas/aula
Material necessário: Letra da música, dicionário, aparelho de som, datashow, notbook,
Metodologia:
  • Levar a letra da música “Terra Tombada” para a classe
  • Fazer leitura silenciosa e investigar os alunos para ver se eles conhecem a música
  • Mostrar a melodia a eles e cantar juntos
  • Fazer interpretação oral da letra, com desenhos na lousa. Ex: as partes das plantas, ciclo da água, losangos, etc
  • Estimular os alunos a conversar entre si (debate) para esclarecer dúvidas
  • Pedir aos alunos para copiar a estrofe ou os versos que mais gostaram na música
  • Fazer uma apresentação de Vídeo no Movie Maker com a música e imagens que ilustram a letra
Conteúdos Complementares:
  • Desmatamento, preservação, água: fonte da vida.
  • Amor, a pureza da criança.
  • As estações do ano
  • Semente, flor, as partes das plantas.
  • A importância da agricultura e do agricultor para a sociedade
  • Estrutura de poema: estrofe, verso e rimas
  • Figuras geométricas
  • Queimadas e clima
  • Ampliação do vocabulário
Avaliação: Análise de todo o produto no processo, desde a leitura, a escrita, a compreensão do texto da música até o acompanhamento na melodia e, especialmente, a integração dos alunos.
Bibliografia:
  • www.google.com.br/imagens
  • Programa Movie Maker
  • Letra da musica "terra Tombada" de Carlos Cezar/José Fortuna gravação:Chitãozinho e Xororó
Anexos: Letra da música e link do Vídeo (duração 3:58)
http://youtu.be/gmIy9gBCqu8

Terra Tombada
Chitãozinho & Xororó
Composição: Carlos Cezar / José Fortuna

É calor de mês de agosto, é meados de estação
Vejo sobras de queimadas e fumaça no espigão
Lavrador tombando terra, dá de longe a impressão
De losangos cor de sangue desenhados pelo chão

Terra tombada é promessa, de um futuro que se espelha
No quarto verde dos campos, a grande cama vermelha
Onde o parto das sementes faz brotar de suas covas
O fruto da natureza cheirando a criança nova
(refrão)
Terra tombada, solo sagrado chão quente
Esperando que a semente, venha lhe cobrir de flor
Também minh'alma, ansiosa espera confiante
Que em meu peito você plante, a semente do amor

Terra tombada é criança, deitada num berço verde
Com a boca aberta pedindo para o céu matar-lhe a sede
Lá na fonte ao pé da serra, é o seio do sertão
A água leite da terra alimenta a plantação

O vermelho se faz verde, vem o botão vem a flor
Depois da flor a semente, o pão do trabalhador
Debaixo das folhas mortas, a terra dorme segura
Pois nos dará para o ano, novo parto de fartura

Veja o vídeo

Terra Tombada

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Avaliação de História: Cultura Indígena, Monarquia e República



Bom Jesus do Araguaia - MT, ..........de...............de.........
Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Aluno(a)............................................................Ano.................
Professora................................................................................
Avaliação de História
I – Cultura Indígena
1 - Observe a tabela informativa da divisão das tarefas entre os membros das tribos indígenas que, geralmente, obedecem à seguinte distribuição:
Trabalho das mulheres
Trabalho dos homens 
O trabalho agrícola, desde o plantio até a colheita
A derrubada do mato e a preparação da terra para o plantio
A coleta de frutos
Caçar e pescar
A fabricação de farinha
Fabricar arcos, flechas e canoas
Cuidar das crianças da tribo
A construção das moradias
O preparo da comida
Expedições guerreiras
Tecer redes e trançar cestos
Proteger a tribo

2 – Agora relacione, colocando [ M ] para as tarefas das mulheres e [ H ] para as tarefas dos homens:



[        ] O preparo da comida
[        ] Fabricar arcos, flechas e canoas
[        ] Proteger a tribo
[        ] Cuidar das crianças da tribo
[        ] O trabalho agrícola, desde o plantio até a colheita
[        ] A construção das moradias
[        ] A coleta de frutos
[        ]  Caçar e pescar
[        ] Tecer redes e trançar cestos
[        ] Expedições guerreiras
[        ] A fabricação de farinha
[      ] A derrubada do mato e a preparação da terra para o plantio




2- Leia o texto para responder as questões do exercício 3:
REPÚBLICA E MONARQUIA
Em 15 de novembro de 1889, depois de quase 70 anos de Monarquia, o Brasil tornou-se uma República.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá o mandato por 4 anos e pode candidatar-se uma vez a reeleição. No Brasil, a atual Chefe de Estado é a Presidente (a) Dilma Roussef
 A Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar. A Inglaterra é um exemplo de país monárquico.
Atualmente, poucos países utilizam a Monarquia, pois a grande maioria dos países do mundo utiliza o sistema de governo republicano.
O Brasil já teve monarquia entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II.
3 – Relacione corretamente:
(  1 ) República
(  2 ) Monarquia
(      ) Neste sistema de governo que comanda o país é o Rei
(      ) Neste sistema de governo que comanda o país é o Presidente da República
(      ) A transmissão do poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho)
(      ) É eleito pelo voto do povo para um mandato de 4 anos e pode candidatar-se a reeleição uma vez
4 - Encontre no caça-palavras as respostas relacionadas à Escravidão no Brasil
a)    Nome da princesa que aboliu a escravatura
b)    Mês da abolição dos escravos
c)    Lugar de onde vieram os escravos
d)    Nome do navio que trazia os escravos
e)    Nome da Lei que tornava livres os escravos com mais de 60 anos.
f)     Dia da abolição dos escravos
g)    Nome da Lei que tornava livres os filhos recém-nascidos das escravas
h)   Meio de transporte que trazia os escravos
i)     Nome da casa na qual os escravos dormiam
C
T
M
N
T
X
B
B
C
E
S
X
V
E
N
T
R
E
L
I
V
R
E
X
B
M
A
I
E
Y
R
R
C
R
X
D
M
F
N
L
Z
I
A
P
O
F
A
Á
A
D
A
H
E
U
F
O
M
X
G
F
I
S
V
L
L
M
G
H
G
D
E
R
O
V
I
S
A
B
E
L
D
K
N
I
X
H
O
B
O
Ç
P
K
L
N
Á
C
H
S
E
N
Z
A
L
A
M
B
R
A
F
A
B
C
C
I
U
L
K
K
I
J
N
E
G
R
E
I
R
O
H
P
O
G










Boa Nota!