"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Tecnologias Integradas ao Currículo

A utilização das novas tecnologias integradas ao currículo da escolar, sem dúvida nenhuma é a oportunidade de nós, professores, finalmente podermos competir de igual para igual com a concorrência que a antiga TV sempre nos fez. Pois levá-la sempre para a sala não dava, e, os alunos sempre a acharam mais interessante e até desconfiamos que eles aprendem melhor com ela de que com nossas aulas.
Afinal a TV oferece o mundo da imagem, do áudio, do movimento que tanto hipnotiza nossos alunos.
E nós? Com giz e lousa...Ah! Era injusto!
Agora chegou nossa vez. A cada dia surgem mais e mais oportunidades de aperfeiçoamento para docentes melhorarem a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias, atraindo a atenção dos alunos, e, consequentemente, a melhoria do rendimento escolar.
É preciso entender que o uso dos laboratórios de informática, dos uquinhas ou até dos tablets, independente de ser em uma pesquisa séria ou de jogos sem nenhum compromisso ou vínculo com currículo, o aluno estará aprendendo.
Precisamos deixar de ser chatos, antigos e implicantes e observar como nosso aluno aprende. Não como nós queremos que ele aprenda. Pregamos sem parar que para melhorar a qualidade do ensino, os alunos precisam ler, compreender e escrever, entender o enunciado das questões, ter raciocínio lógico, ter atitude, autonomia, manter-se informado, antenado, conectado.
Pois sim, com o uso das novas tecnologias, ainda que sem compromisso e/ou diretamente ligada ao currículo, o aluno, indiretamente, estará adquirindo todas estas competências.
E pode ter certeza, com muito mais propriedade e segurança de que com giz, lousa e explanação oral.
Afinal, construiu sua aprendizagem a partir de situações reais, palpáveis, nas quais vê sentido, porque interagiu no durante, ditou seu próprio ritmo, seu caminho e didática de aprendizagem.
Profª Coraci Machado