"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mapa Conceitual


Tema: As Partes das Plantas
Utilizei o mapa conceitual como estratégia para aprender conteúdos
Disciplinas: Artes, Ciências e Língua Portuguesa
  • Apresentei aos alunos este mapa conceitual;

  • Desenhei outros tipos na lousa;
  • Solicitei para que produzissem os seus mapas;
  • Escrevi os textos no lousa.
Resultados:


























Tema: Redação

Plano de Aula
Tema: Roda de Conversa - Redação

Município: Bom Jesus do Araguaia - MT              Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: 
Narrativas
Conteúdo: Redação

Objetivo Geral:



  • Aprender escrever narrativas ouvidas
Objetivos  Específicos:


  • Trabalhar a escrita espontânea;
  • Estrutura textual;
  • Provocar a atenção dos alunos quanto ouvir e memorizar;
  • Demonstrar processos de escolha com respeito ao outro;
  • Valorizar todos os fatos narrados;
Material de Apoio: câmera foto/filme, computador, internet, lápis de cor e lápis preto, borracha, alunos.
Tempo estimado: 8 horas/aula
Metodologia:

· Promover discussão com a turma sobre as regras da Roda de Conversa;
· Solicitar aos alunos que façam círculo de carteiras;
· Explicar que podem ficar à vontade para contar sua história, seu “causo”, fictícios ou verídicos;
· Esclarecer que cada aluno poderá escolher se quer ou não contar sua história (dos 26 alunos, 5 quiseram contar). Detalhe: uma semana antes avisei a eles da roda de conversa;
· Dizer que todos devem permanecer em silêncio para ouvir e valorizar a apresentação dos colegas;
· Avisar que concluídas as apresentações, cada aluno deverá escolher uma história para escrever,
· Digitar os textos e publicar no blog da turma e da escola

Conteúdos Complementares:

· Ortografia
· Estrutura textual(pontuação, parágrafo, travessão, falas do autor
· Digitação
· Socialização
· Respeito e organização de grupos
· Tecnologia de blogger
· Ampliação do vocabulário
Avaliação: Análise dos textos como produto do processo, mas especialmente, o convívio, postura e o respeito do grupo para com todos
Veja as Narrativas 













Breve os textos aqui, hoje estou corrigindo os cadernos de redação

As Capitanias Hereditárias e a Administração colonial

Como Planejei: (estratégias)
  • Trabalhei o texto com leitura compartilhada e debate
  • Levei esse vídeo
  • Apresentei mapas(cartografia) do Múndi, Brasil e Região Nordeste
  • E apliquei uma Avaliação com palavras cruzadas, criadas no Word

As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa). O nome da linha imaginária que dividiu o Brasil em 14 capitanias e em 15 lotes é Tratado de Tordesilhas.
                                                                                                
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).

Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários.  Eram pessoas de confiança do Rei. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).

O sistema não funcionou muito bem. Apenas duas capitanias deram certo. A de São Vicente, que localizava-se no lugar que atualmente é o Estado de São Paulo e era comandada por Martin Afonso e a de Pernambuco, comandada por Duarte Coelho. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), falta de recursos econômicos e os constantes ataques dos índios.
No sistema das Capitanias Hereditárias tinha muitas terras nas mãos de poucos
Embora tenha durado poucos anos, o sistema das Capitanias Hereditárias deixou marcas profundas na divisão de terras no Brasil. Essas marcas resistiram ao tempo e até hoje são sofridas pelo povo que espera um pedaço de terra da Reforma Agrária.

O sistema de Capitanias Hereditárias vigorou de 1534/1536 até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.
Avaliação de História- Aluno(a)______________data___/___/___

Capitanias Hereditária
Tratado de Tordesilhas




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Vertical
1 – Nome que recebiam as pessoas que eram beneficiadas pelas Capitanias Hereditárias
2 – Nome da linha imaginária que dividiu o Brasil em faixas ou lotes, ou seja, Capitanias
4 – Uma das funções dos Donatários nas capitanias
5 – As Capitanias eram hereditárias por que passavam de ....
6 – Quantidade de Capitanias que o Rei D. João dividiu no Brasil
7 – Os Donatários (donos das Capitanias) eram.........
8 – As Capitanias foram doadas para pessoas de ...........do Rei
11 – Uma das Capitanias que prosperou foi administrada por Duarte Coelho no Estado de.......
Horizontal
3 – Nome  do Rei que dividiu a parte do Brasil em faixas ou lotes, ou seja, Capitanias
9 – A capitania de Pernambuco era administrada por...
10 – As Capitanias Hereditárias deixaram marcas injustas na .........de terras do Brasil
12 – Vários foram os motivos das Capitanias não prosperarem, um deles foi os ataques dos.....
13 – A Capitanias de São Vicente era Administrada por....
14 – No sistema(modelo) das Capitanias Hereditárias eram muitas terras nas mãos de ......
15 – A Capitania de São Vicente localizava-se no lugar onde atualmente é o Estado de.....