sábado, 13 de junho de 2015
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Planejamento Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação – 4º Ano
Segunda
08/06
Disciplinas:
Matemática(3) e Educação Física(1)
Conteúdo:Problemas matemáticos – raciocínio lógico com adição, subtração e multiplicação.
Objetivo
Geral: adquirir a competência de compreender a operação da
resolução do problema
Metodologia:
Passar problemas na lousa – 1 por vez – para cada aluno resolver na lousa, com
a ajuda da professora e no primeiro momento, sem ajuda dos colegas. Depois caso
o aluno ñ consiga raciocinar sozinho, é chamada a participação daquele aluno
que percebeu como resolver. Após a
resolução, a classe copia o problema e é dada uma nova participação do próximo
aluno. Assim acontece, sucessivamente até contemplar toda a classe.
A estratégia visa
principalmente, manter a atenção da classe e dessa forma fazer com que todos
aprendam.
Atividades
Aluno(a):____________________________________________________4º/5º
Ano
1-
Resolva os problemas matemáticos: Calcule e
ilustre, quando necessário.
a)
Uma caminhonete saiu de uma horta com 15
caixas de tomate. Em cada caixa tem 13 quilos de tomate. Quantos kg de tomate
há na caminhonete?
b)
Somos dois algarismos com parcelas iguais. A
nossa soma é 40. Que numeral somos? _____________
c)
Somos dois números. O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a
9. Quem somos _____e_______
d)
Claudia comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada
uma. Quanto custou as 5 bonecas?
e)
A sala de aula do 6º ano esta trabalhando em
grupos. A professora organizou em duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4
duplas, 3 trios e 2 quartetos. Quantos alunos há na sala de aula do 6º ano?
f)
Júlia comprou um pacote de bala com 52 balas.
Deu 25 balas para seu irmão. Com quantas balas Júlia ficou?
g)
Patrícia foi às compras. Ela comprou: 1 cx de
leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte por R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma
caixa de bombom por 9,50. Quantos reais Patrícia gastou? Patrícia pagou a conta
com duas cédulas (notas) de 10 e uma
cédula (nota) de 5 reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
h)
Dona Ana comprou um par de tênis para seu
filho por 85,00. Dona Ana pagou com uma cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o
valor do troco de dona Ana?
i)
Na horta de seu João tem 4 fileiras de pés de
tomates Em cada fileira tem 12 pés de tomates. Quantos pés de tomates têm na
horta de seu João?
j)
Fernando vende leite in natura. O litro de
leite custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros de leite, mas vendeu somente 6
litros de leite. Qual o total das vendas de Fernando? Quantos litros ficaram
sem vender?
k)
Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 560,00.
Deu R$ 250,00 de entrada. Quanto Eduardo ficou devendo do valor da bicicleta?
l) Em um evento da escola a diretora distribuiu
as cadeiras em 12 filas em cada fila tenha 9 cadeiras. Quantas cadeiras tinham
no evento?
m) Em
uma compra do supermercado Sandra gastou R$ 246,00. Sandra pagou com 3 cédulas
de R$ 100,00. Qual o valor do troco de Sandra?
n)
Comprei uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$
45,00 de entrada e fiquei devendo o restante. Quanto fiquei devendo?
o) Antonio levou 35 pés de alfaces na feira.
Cada pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio vender todos os pés de alfaces,
qual será o valor de suas vendas?
p) Antonio levou também batatas doces e cheiro
verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o pacote de cheiro verde é R$ 1,00.
Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de cheiro verde. Quanto Antonio
ganhou com estas vendas?
q) Leandro é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com
vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no outro tem
258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
r)
A panificadora fez 3 centenas de pães e meia
centena de roscas. Qual a produção da panificadora?
s) Maria tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena
de maçãs.Quantas frutas Maria tem?
t) Pedro tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas bolitas Pedro tem agora?
PDF PARA IMPRIMIR
t) Pedro tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas bolitas Pedro tem agora?
PDF PARA IMPRIMIR
Raciocínio Lógico Matemático, Leitura e Pontuação
I -
Ilustre a calcule:
- Pedro trabalha para Dona Rosa. Pedro vende cremosinha. Hoje Pedro saiu para a rua para vender. Observe a situação:
1. Pedro
pegou 23 cremosinhas;
2. Pedro
vendeu 12 cremosinhas;
3. Preço
da cremosinha 1,50;
4. A
cada 4 cremosinha vendidas, Pedro ganha 1
II –
Perguntas:
- Quantas cremosinhas ficaram sem vender?
- Qual foi o total das vendas de Pedro para Dona Rosa?
- Quantas cremosinhas Pedro ganhou?
- Pedro vendeu suas cremosinhas, qual foi o lucro de Pedro?
- Em um salão de festa tem 6 filas de cadeiras. Em cada fila tem 12 cadeiras. Quantas cadeiras há no salão de festas?
- Na horta de Claudia tem 3 canteiros de alfaces. Em cada canteiro tem 25 pés de alfaces. Quantos pés de alfaces há na horta de Claudia?
- Na horta de Claudia tem também três filas de tomateiros. Em cada fila tem 20 pés de tomates. Quantos pés de tomate há na horta de Claudia?
II –
Medidas de Capacidade, Cálculos e tabela:
III
– Observe a tabela e responda com cálculos e ilustração:
1 –
João é feirante. Veja os produtos e preços que ele tem em sua banca, neste
domingo:
Ord.
|
Produto
|
Preço
|
Medida
|
1
|
batata
doce
|
3,00
|
Kg
|
2
|
alface
|
2,00
|
Un
|
3
|
quiabo
|
2,50
|
PC
|
4
|
mandioca
|
3,50
|
Kg
|
5
|
Cheiro
verde
|
1,50
|
Un
|
2 –
Perguntas:
a) João
vendeu 6 pés de alfaces e 3 kg de batata doce para Antonio. Quanto custou a compra de Antônio? Antônio pagou a compra com uma cédula (nota) de R$ 20,00.
Qual foi o troco de Antônio?
b) Rosa
comprou 2 pacotes de quiabo, 2 kg de mandioca, 2 unidades de cheiro verde e 1 unidade de alface. Quanto custou a compra de Rosa? Rosa pagou com uma cédula de R$ 20,00.
c) João
vendeu 8 kg de batatas para Fernando. Qual valor Fernando pagou para João? Do
total que João recebeu ele deu a metade para seu filho. Que valor em dinheiro cada um ganhou?
d) Se
uma unidade de cheiro verde custa R$ 1,50.
Quanto João ganhará se vender 6 unidades de cheiro verde?
Brasil: Regiões Brasileiras. com ênfase na Centro-Oeste
1- Após
colorir e fazer a leitura dos mapas do Brasil e da região Centro- Oeste,
complete a tabela com as informações solicitadas:
Região
Centro-Oeste
|
Estado
|
Capital
|
UF
|
|
2-
Responda:
a) Qual
o nome do Estado que nós moramos? E o nome da capital de nosso Estado?
__________________________________________________________________________________
b)
Brasília
localiza-se (fica) dentro de qual Estado?
__________________________________________________________________________________
c)
A
Presidente da República Dilma Rousseff, reside (mora) em qual capital e em qual
estado localiza-se esta capital?
__________________________________________________________________________________
3-
Assinale
com (X) a alternativa correta:
I
- A Região Centro-Oeste é banhada pelo mar
a)
( ) Certo
b)
( ) Errado
II
– O Estado de Mato Grosso é o maior da Região Centro-Oeste
c)
( ) Certo
d)
( ) Errado
III
– A capital do Brasil é Brasília
e)
( ) Certo
f)
( ) Errado
4 – Relacione
a 2ª coluna de acordo com a 1ª, CONSIDERANDO os Estados, o Distrito Federal e
as capitais:
( A )
Goiás
( B )
Mato Grosso
( C )
Mato Grosso do Sul
( D )
Distrito Federal
|
( ) MS
( ) DF
( ) MT
( ) GO
|
Assinar:
Postagens (Atom)